: Diz-se de criança irrequieta e traquina, que não está quieta um só momento.

Tuesday, June 30, 2009

olhe de novo

Flores sendo colhidas pra enfeitar a mesa de jantar, jogo na grama, vinhos sendo abertos na cozinha, uma luz deliciosamente aconchegante, risadas de crianças, comida boa, fogueira. Simples, feliz.
É mais ou menos assim a cena do filme "Há Tanto Tempo que Te Amo", que me fez chorar, no último domingo.
Uma cena triste e linda. Triste pela falta que sinto disso, pela falta de doçura das pessoas hoje em dia, pela falta de delicadezas.
Linda por tudo que é, pelas sutilezas, pelas gentilezas, por ser o que eu quero pra minha vida.
Nem bom dia, nem arroz-doce, eu te amo é mais caro.
As pessoas se desacostumaram.
Nem carta, nem almoço demorado, saúde ! nem pensar.
As pessoas se acostumaram.
A não reparar nos detalhes. A correr, correr, correr (mesmo sem saber pra quê e pra onde). A não se importar, a se blindar.
Eu me vejo assim tantas vezes. E aí tento reverter.
Às vezes consigo.
Ontem, por exemplo, parei ali na sala de casa, observando o primeiro botão da minha flor-de-maio abrir. Peguei os encartes dos discos recém-comprados e ouvi com calma cada canção.
Me sinto até meio piegas, mas isso é fundamental pra mim.
E foi isso que o filme escancarou: a falta que sinto desse tipo de gente, parece que foram retiradas do mercado. Desse tipo de atitude, foi tudo pasteurizado ?
Eu sigo aqui, resistente, chorando sem muito motivo às vezes, achando incrível agradar amigos com "pratos preferidos", soltando umas bolhas de sabão, planejando uma vitrola, experimentando um vinho aqui outro acolá, tentando amaciar a coisa toda à minha maneira.
Porque, como diz o Mário, tem caras que reparam em poças d'água. De algum modo, isso traz um conforto que me sussurra: é possível.

20 Comments:

Anonymous Marcelo said...

Fabi, um elogio da doçura, o seu post...
E o outro lado de sua dialética: da velocidade, do minuto em que acelera de 0 a 100, você pára e aprecia a simples delicadeza de um reflexo numa poça de água...
Que bom, sua velocidade me incomodava um pouco, sua calma me alivia.

Bjos

6:45 PM

 
Blogger FA said...

vc é assim... essa pessoa em extinção. por isso se faz tão importante.
tbm sinto falta disso td (ou de apenas isso)... e mta.
bj, neguinha!

8:49 PM

 
Blogger fervilheta said...


eu acelero, mas também sei o momento de parar e olhar a estrada.
fabi's, isso é um exercício, são coisas que a gente tem que insistir.
dá certo, acredite.
bjs, queridos !

8:42 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Entro nesse clube, fácil.
Fabi pra presidente.
Beijo, se cuida aê.
B.

11:09 AM

 
Blogger fervilheta said...

presidente ? quero não, bê.
rsrssr
bj, querido, cuide-se tb.

11:40 AM

 
Anonymous Guiu Lamenha said...

Ando distraído. Domingo fui caminhar na beira do mar e tomei banho de chuva. Esbarrei num sorriso bonito e acabei na cama. Pena que existem dos dias seguintes, o trampo sem graça, o cartão de ponto, a louça pra lavar. Incrível, mas sempre há uma coisa e outra. E a gente vai levando, amiga! No fim vai dar certo. Cê vai ver! Bjo, saudade!

4:57 PM

 
Anonymous Mari Nishi said...

Oi, baby. Estou aqui, não fique brava. Mesmo que eu não comente, eu sempre leio. E bem hoje, calhou tudo. Calhou de eu estar pensando exatamente isso que você escreveu: 'falta de delicadezas'. Sabe às vezes quando um bilhete escrito num post-it faz falta? Mas o que importa é que a gente se importa. Sempre. beijos.

5:08 PM

 
Blogger fervilheta said...

esbarrar em sorrisos bonitos.
como o seu, que faz tanta falta aqui, lamenha. falta dos porres, das divagações. de um abraço na madrugada.
mari,
vou te mandar uma carta com um post-it dizendo : amo você, japa.
estamos aqui, queridos.
beijo muito, muito grande.

8:43 AM

 
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

3:55 PM

 
Blogger Bruno T.Chiarioni said...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh
Posso dizer que eu também me sinto assim, muitas vezes.
Da falta de entender o verdadeiro valor das essências.
A essência do amigo.
A essência do amor.
A essência do tempo.
A essência da vida.

Dia desses, assistindo ao seriado 'Grey's Anatomy' ouvi a milonga de encerramento do episódio. Uma reflexão que se encaixa muito bem nos pensamentos com seus "botões":

O TEMPO voa.
O TEMPO não espera por ninguém.
O TEMPO cura todos os males.
Tudo o que nós queremos é mais TEMPO.
TEMPO pra abrir mão.
TEMPO.

Aproveitando, coloco uma pergunta nesse emaranhado de afirmações:
QUEM É ESSE TEMPO?

Bjo.

1:38 PM

 
Blogger fervilheta said...

olha, senhor chiarioni, já ouvi falar nele, mas bem rapidamente.
não a ponto de conhecê-lo assim, a fundo.
a "questã" não é somente ter o tempo. é tê-lo por perto e saber tirar proveito.
eu tento. e vc, pelo que vejo, também.
beijo, querido.

1:46 PM

 
Blogger fervilheta said...

tava ouvindo isso agora e lembrei do seu comentário, bruni's, ouça dps.
http://www.youtube.com/watch?v=IWXTisH11-Y

beijo.

3:05 PM

 
Blogger Ed. said...

Ah que poste lindo!
Eu assiti o filme no feriado chorei tanto.Sai do cinema com vontade de ligar para um montão de gente! essa cena ainda está viva em mim assim como todo o filme, que me deixou com um gosto amargo no canto da boca.

Ta faltando ternura!

te beijo na testa

11:30 AM

 
Blogger fervilheta said...

Ed, querido
vc tava sumido....
o gosto amargo a gente vai dando um jeito de mudar, com essa ternura que falta em tanta gente, mas que sobra em nós !
tô armando um vinho com andréa em casa.
vamos ?
bjbj

12:12 PM

 
Anonymous Anonymous said...

http://www.youtube.com/watch?v=tWjNFC-FinU

10:58 AM

 
Blogger fervilheta said...

puta clipe, anônimo.
bem bom mesmo.

11:17 AM

 
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

2:25 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Mas q fique claro q te amooo!!!!

3:41 PM

 
Anonymous Chico Fireman said...

Eu te amo.
Eu tb lhe amo.

(Chico, o lindo)

5:04 AM

 
Blogger fervilheta said...

lhiiiiiiiiiii amo, fireman.
o modesto, o fenômeno.
kkkkkkkkkkkkkkkk

9:00 AM

 

Post a Comment

<< Home