: Diz-se de criança irrequieta e traquina, que não está quieta um só momento.

Monday, November 02, 2009

sobre como cair nas próprias arapucas ou limpe a gaiola


Um ano na casa nova comemorado ontem, primeiro dia de novembro.
E aí foi um domingo estranho. Sim, feliz pela data, pelo meu canto, mas um domingo de muito choro, de um bocado de coisa que_eu achava_, estava enterrada e que veio à tona. Purgante, como diz Gui Bracco.
Em Leite Derramado, Chico escreve que tá tudo ali, na memória. Como um escritório bagunçado que o dono, depois de fuçar um pouco, acaba encontrando o que procura. O que não pode, ele continua, é alguém de fora se meter, como uma empregada que tira o pó do escritório. Ontem acho que tirei o restinho de pó.
Um ano.
A gente vai pintando em cima da tinta descascada, disfarça bem, mas quando chove a camada de baixo aparece. Então não adianta camuflar. O ideal é tirar toda a tinta velha, remover, limpar e passar uma nova, fresca, para que não existam tantas marcas. Porque um dia desbota e aí você tá ferrado.
Dá trabalho na hora, mas depois você fica tranquilo por um bom tempo. Caso contrário, você economiza no momento, mas depois os restos vêm te cobrar. Eles sempre vêm.
Acho que foi mais ou menos isso o fim de domingo.
Tá tudo certo, eu tô feliz (e, de fato, estou), mas alguma coisa que eu tinha colocado no quartinho dos fundos da minha memória decidiu ir pra sala e infernizar a anfitriã.
Conseguiu.
Uma certa angústia travada no peito sem saber muito bem o motivo, uma vontade de me desculpar por algumas coisas, de dizer palavras que não disse na hora. E tasca mais uma mãozinha de tinta.
Acordei hoje aliviada, tenho do meu lado uma pessoa incrível, isso traz um certo conforto.
Mas vim trabalhar repensando como e onde armazeno minhas lembranças, minhas dores, meus calos, minhas histórias.
Eu preciso ter mais cuidado na hora de guardar tudo isso. Não posso ir entulhando na despensa, porque um dia, como ontem, a sujeira transborda.
É adequado fazer uma bela triagem na cabecinha, tirar a tinta velha pra não se desgastar mais depois, tentando reformar.
Porque, novamente como escreve Chico, a memória é uma vasta ferida.
Tenhamos, então, respeito por ela.

*ilustra por Pedro Lucena

18 Comments:

Blogger Lu said...

Pois é... A despensa tá lá, né? Arrumada ou apenas recebendo tudo de maneira desorganizada. Mas tá lá!
Me fez lembrar a frase que vc me mostrou no domingo, do filme “Reis e Rainha” - "O passado não é o que desapareceu. É, ao contrário, o que nos pertence". Mas, como vc mesma disse, “É adequado fazer uma bela triagem na cabecinha”, afinal a despensa não pode assombrar, e pra isso, haja reforma! ;) beijos

10:20 AM

 
Blogger fervilheta said...

a despensa até que tá bem, Lu, mas uma faxina é sempre bem-vinda...porque se acumula, dps é sempre pior limpar.
obrigada pelas palavras...nos últimos tempos, principalmente, têm me feito mto bem!
vamos em frente.
bjbj

11:01 AM

 
Blogger fervilheta said...

This comment has been removed by the author.

11:01 AM

 
Blogger Lu said...

e viva a faxina! rsrsrsrsrs beijos

11:30 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Se precisar de ajuda extra, conheço um bom faxineiro.
Cuida ae.
Beijo.
B.

9:07 AM

 
Blogger fervilheta said...

oi, Bê, tô cuidando sim !
bj, querido.

10:26 AM

 
Blogger FA said...

pras coisas "entuchadas" no armário não transbordarem pelas frestinhas, a faxina deve ser feita antes de guardar o q vale a pena. e só o q vale a pena então deve ser bem guardadinho.
pq senão... pra organizar td o q acumulou ali pelo ano todo, dá trabalho!
bjs pra vc bela!

10:35 AM

 
Blogger fervilheta said...

é isso aí, gata!
chuchu não é laranja, é só não misturar, não é isso ?
kkkkk
bjão.

12:02 PM

 
Blogger Aline said...

Nêga, sabe o que é o bom de tudo isso?? O choro e a angústia vêm, dão uma sacudida no ambiente, mas depois vão embora e o que fica é um mar calmo e azul beeeem limpinho. E, partindo do princípio que devemos nos respeitar SEMPRE antes de qualquer coisa, o lance é deixar todos esses sentimentos virem e, com tranquilidade, esperar - e deixar - que eles tomem seu caminho...

2:54 PM

 
Blogger Aline said...

me esqueci de dizer que te amo.

2:56 PM

 
Blogger fervilheta said...

só nós sabemos as esquinas pelas quais passamos, né, neguita ?
brigada por tudo, sempre.
te amo muito.

7:11 AM

 
Blogger Aline said...

Menina, menina!
Acho que você precisa mesmo é de uma parede novinha, sem tinta nenhuma, pra pintar da cor que você quiser! E que seja um laranja muito vivo e alegre! De preferência em outro país! Vai por mim, isso pode fazer milagres na vida de uma pessoa!!
Beijos.

9:08 AM

 
Blogger fervilheta said...

oi queridex
mto engraçado vc falar em laranja, que é uma cor que tá super na minha vida hj em dia...
sobre a parede, tô conseguindo dar uma bela reformada na antiguinha mesmo!
(por enquanto vou segurar o lance do país. kkkk)
bjão
(quando vc vem pra cá?)

9:13 AM

 
Blogger fervilheta said...

This comment has been removed by the author.

9:13 AM

 
Blogger Aline said...

Tô indo praí em dezembro. Vamos marcar alguma coisa?
Beijos.

12:41 PM

 
Blogger fervilheta said...

fechado. me avise quando vem.
vinho, cerveja, o diabo.
ieba.
bj

6:48 AM

 
Anonymous de luc said...

um viva pros maridos de aluguell!!

5:14 PM

 
Blogger fervilheta said...

mas no momento não tô carecendo de marido de aluguel, não...

11:32 AM

 

Post a Comment

<< Home