: Diz-se de criança irrequieta e traquina, que não está quieta um só momento.

Wednesday, September 24, 2008

o que tenho visto por aí - 2

sábado passado fui ver as exposições de dois artistas que gosto bastante : beatriz milhazes e nuno ramos.
claro, não se compara ao que sinto pelas coisas de nelson leirner, leonilson, cildo meireles, anish kapoor e por aí vai, mas são artistas que de certa forma, acompanho.
e fui já com preconceitos : achando que ia gostar muito mais dos trabalhos do nuno (mais conceituais) do que dos da beatriz (mais plásticos e comerciais).
claro, são linhas bem diferentes, não é pra comparar, mas me surpreendi !
a exposição da beatriz na estação pinacoteca está de cair o queixo. as cores, as grandes dimensões, poder observar os detalhes das pinturas, o pincel que deu uma escorregadinha ali, as colagens perfeitas, os imensos vitrais que viraram telas....de impressionar !
sim, ela tem forte apelo visual, é mais fácil de "entender", mais comercial, mas nem por isso menor (embora eu veja, principalmente em seus trabalhos mais recentes, um grande patchwork).
por outro lado, as obras do nuno que estão no galpão da fortes vilaça, na barra funda, não mexeram quase nada comigo.
as peças da expo, que se chama "fodasefoice", brincam com formas e palavras, mas soam distantes, conceituais demais, parecem inteligíveis apenas para quem as criou.
não que eu já não soubesse que esse é o estilo de nuno, mas acho que esperava mais. esperava me surpreender mais.
uma coisa é comum : tanto a estação pinacoteca, que abriga os trabalhos de beatriz, quanto o galpão da fortes, onde estão as obras de nuno, valem a visita.
ainda mais num sábado de chuva e com um café quentinho encerrando o passeio.
voilà !