: Diz-se de criança irrequieta e traquina, que não está quieta um só momento.

Wednesday, December 16, 2009

o mês em que o carnaval chega primeiro



Me perdoem os falsos, mas sinceridade é fundamental.
Quase tudo nessa época me soa como um filme mexicano, com atores bem ruins. Eu, (in)felizmente não tenho dotes para atuar nesse longa.
É um tal de comprar lojas inteiras, sofrer retaliações se não for às 5698569 festinhas de fim de ano, participar do amigo secreto do prédio, da família, da Associação dos Protetores dos Animais de Rua, dos "ex-amigos-de-infância", se empanturrar de perus, panetones e toda sorte de comida que você se privou de comer em 2009 inteiro e, pra mim, o pior: ter de amar a tudo e a todos do dia pra noite.
Como num conto de fadas, num estalar da varinha, o porteiro que você odeia agora é seu amigo, você se sensibiliza com o cara que mora numa carroça na sua rua há anos, aquela figura bem chata passa a ser legalzinha, você até aceita ir num bar que tem torre de chope e pedir uma calabresa, porque, afinal, é Natal.
Você não vai ao dentista, oras, é dezembro. Adia também a briga com a mulher, a prestação já atrasada, a dor de barriga, a insatisfação no trabalho.
Como diz Sérgio Mello, é muita gente tentando trazer fevereiro pra dezembro.
Sim, estarei com a minha família no dia 24, mas tudo que vem junto não é excessivo, fake demais?
Eu acho.....
Pessoas-que-estão-longe-da-família viram criminosas. Não dar presente é sinônimo de pão-durice. Quem não entra no clima da "festa que não tem hora pra acabar" não tem coração.
Eu tenho e olha que o meu é bem grande. Mas aqui não cabem sentimentos adulterados.
Minha tolerância, rebelde, não aceita mão de tinta.
Quem convive comigo, quem me conhece mesmo, não precisa que eu vire a Madre Teresa de Calcutá amanhã pra ter certeza do meu amor.
Feliz Natal, queridos, e um 2010 bem sincero pra todos.

*ilustra por Leo Bastos